Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

The Kid’s Speech

   " The Kid’s Speech (“O Discurso da Criança”), é um documentário que fala sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Michael Palin Centre for Stammering Children, uma entidade sediada em Londres que auxilia crianças que gaguejam e as suas famílias.


No documentário, as câmeras seguem três crianças que estão a fazer um curso intensivo de Terapia de Fala: Reggie, de 10 anos, que não consegue dividir com os outros a sua paixão por dinossauros por causa do seu impedimento de fala; Bethan, 14, cuja gaguez tem piorado progressivamente desde que ela começou a gaguejar aos 5 anos; e William, 11, um garoto cheio de aptidões e talentos, mas que não consegue perdoar-se por causa da sua disfluência.


Este documentário cumpre de forma brilhante a função de garantir às crianças que gaguejam um direito que até agora lhes tem sido sonegado: o de serem ouvidas e compreendidas. Chamando à atenção para o sentimento de respeito e inclusão."


Deixamos-vos aqui duas partes do documentário legendado. :-)
 
 
 
 
 
 
 

sábado, 15 de dezembro de 2012

Visão dos adolescentes sobre a Gaguez

Olá!

Como referimos, no início, este blog foi realizado no  âmbito da disciplina de Perturbações da Fluência do curso de Terapia da Fala da Universidade do Algarve. Assim, e visto que o semestre está quase a chegar ao fim, fomos à Escola Afonso III, em Faro, questionar alguns alunos sobre a temática do nosso blog - A Gaguez.

Deixamos aqui os vídeos obtidos após as entrevistas e agradecemos, desde já, a participação de todos os alunos que fizeram com que fosse possível a realização deste trabalho!


Em português:





Em inglês:


Nota: Estes vídeos têm direitos reservados,sendo proibida a cópia dos mesmos!


sábado, 8 de dezembro de 2012

Gaguez com Fama



A Gaguez afeta não só pessoas comuns, mas também aqueles que vimos diariamente no grande ecrã, servindo muitas vezes de exemplo para quem não consegue lidar com a situação.

Seguem-se os testemunhos de alguns famosos com o problema da Gaguez:


 

                            

           Nicole Kidman



    “Eu tive Gaguez quando era criança… Só me lembro de todos me dizerem: “Calma, pensa no que vais dizer” e portanto eu cresci com isso. Não conseguia parar de gaguejar.”






 

Anthony Hopkins
  “Eu era muito solitário. Não por decisão própria mas simplesmente por não saber o que dizer às pessoas. Era tímido. Costumava balbuciar e babar-me quando tentava falar. Tinha dislexia e não conseguia obter resultados positivos na escola.”










     Murilo Benício


    “ No início da minha carreira fiz todo o tipo de    tratamentos para curar a minha Gaguez (apesar de já ter feito um personagem gago).”










Bruce Willis


“Após a separação dos meus pais, os problemas de fluência começaram a notar-se na sala de aula. Os meus colegas gozavam e metiam-me alcunhas sobre o problema. Descobri que quando estou a representar em cima do palco paro de gaguejar.”








James Earl Jones
 
“Comecei a gaguejar com 5 anos e nem conseguia falar alto porque ainda gaguejava mais. Fiquei em silêncio oito anos até um professor meu descobrir o meu talento para a poesia fazendo-me citar poemas para a turma.”













Malvino Salvador

“Nunca me atrapalhou, eu próprio brincava com isso. Esta fase passou justamente quando eu comecei a ganhar autoconfiança. Hoje em dia só gaguejo quando fico muito nervoso.”