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sábado, 24 de novembro de 2012

Estratégias de Comunicação

Na comunicação com uma pessoa gaga existe sempre alguma dificuldade, tanto para a pessoa que gagueja como para o ouvinte. Para o “gago” torna-se complicado e por vezes até ocorrem momentos de aflição por não conseguir dizer o que pretende com destreza. Para a pessoa que está a comunicar com o “gago” também é complicado porque na maioria das vezes não sabe como agir.

Assim: devemos ajudar? ou não ajudar? Completar a palavra ou não?


Abaixo estão indicadas algumas estratégias que poderão facilitar a comunicação com uma pessoa que gagueja e outras que devemos evitar nesse mesmo contacto!


O que devemos fazer:
·     Durante uma conversa, tratar a pessoa com gaguez da mesma forma que se trata as restantes;

·   Dar atenção ao que ela diz, e não à maneira como se expressa;

·   Se esta estiver ansiosa, diga que tem tempo e não a interrompa;

·   Repetir de forma espontânea o que ela disse, tornando a conversa natural (sendo que esta ao ver que foi compreendida dará menos importância ao modo como se expressa);

·   Reduzir a velocidade de fala ao conversar com uma pessoa com gaguez, marcando bem as pausas e olhando nos olhos;

·   Fazer perguntas que possam ser respondidas com poucas palavras para que a pessoa que gagueja se sinta à vontade.


O que não devemos fazer:
·   Pedir à pessoa para parar de gaguejar;

·    Pedir para pensar ou respirar antes de falar (isto atrapalha, porque o pensamento, a respiração e a fala ocorrem naturalmente);

·   Terminar as palavras ou responder em vez da pessoa gaga;

·   Demonstrar impaciência, irritação ou desconforto em relação ao modo como ela fala.

 

 
 

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