Temos mais informações sobre a Gaguez, hoje falaremos sobre o profissional que pode ajudar as pessoas que gaguejam... aproveitem!! ;)
O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, tratamento e estudo científico da comunicação humana e das perturbações com ela relacionada, tendo como objetivo principal melhorar a capacidade de comunicação. No caso da gaguez, perturbação da fluência do discurso em que se verificam bloqueios, repetições e prolongamentos de sons, o Terapeuta da Fala intervém, principalmente, no sentido de minimizar as dificuldades no estabelecimento e constrangimento das relações sociais, através de técnicas aplicadas a pessoas com este tipo de perturbação.
A intervenção do Terapeuta da Fala irá variar com a idade da pessoa gaga e com o grau de severidade de gaguez apresentado.
No caso das crianças é necessário realizar um diagnóstico rigoroso, pois poderá não se tratar de uma gaguez, mas sim de um período de disfluência, no entanto, é com “crianças na faixa etária entre os 3 e os 6 anos que mais famílias recorrem à Terapia da Fala. Os adolescentes e adultos, também recorrem à intervenção terapêutica, mas em menor número, pois segundo alguns relatos, estas faixas etárias já não esperam grandes resultados terapêuticos, muitas das vezes devido a más experiências”. (Gaiolas,M.)
No tratamento da gaguez, o terapeuta da fala atua, maioritariamente, sozinho. No entanto, deverá criar uma equipa com um psicólogo, com formação em gaguez, para auxiliar na organização das dinâmicas familiares e questões emocionais do próprio gago.
A melhoria do grau de gaguez está também dependente de outros fatores para além da intervenção do terapeuta da fala, tais como: idade do paciente, a presença ou não de fatores hereditários, e também do ambiente familiar que rodeia a pessoa gaga.
Referências: Gaiolas, Mónica. Gaguez da infância à adolescência. Portugal, 2010. Editora: Vogais & Companhia.
Sem comentários:
Enviar um comentário