Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Mitos - As "Falsas Verdades"

Bom dia, leitores!

Hoje vamos falar sobre os principais mitos associados à gaguez.


Os mitos são afirmações que as pessoas ouvem da família, amigos, etc. e que acabam por adota-los como verdadeiros, sem nunca os questionar.

Contudo, os mitos não têm qualquer fundamento científico.

 
 

 Vamos agora desmistificar alguns desses mitos:

1º Mito: As pessoas que gaguejam são menos inteligentes.

Realidade: A maioria das pessoas com gaguez opta por expressar menos a sua opinião oralmente, devido ao receio de gaguejar, o que poderá, eventualmente, dar ao interlocutor a impressão de que são menos inteligentes.
   Contudo, não há uma relação de causa ou consequência entre a gaguez e a inteligência, isto é, não é a falta de inteligência que causa a gaguez, nem a gaguez que deixa a pessoa menos inteligente.
   Em média, os gagos têm o mesmo QI que as outras pessoas.

 

2º Mito: Um susto pode causar a gaguez.

Realidade: Um susto não pode ser definido como a causa da gaguez. Se os sustos causassem gaguez, então provavelmente todas as pessoas gaguejariam, porque, afinal, quem nunca apanhou um susto?

 

3º Mito: Um susto pode curar a gaguez.

Realidade: Da mesma forma que um susto não causa a gaguez também não a cura. Um susto não tem o poder de alterar a predisposição genética para a gaguez ou de modificar a estrutura e funcionamento do cérebro de pessoas que gaguejam. Portanto, sustos não curam gaguez.
 
 


4º Mito: Nervosismo, ansiedade, insegurança, timidez e baixa auto-estima causam gaguez.

Realidade: Fatores psicológicos não causam gaguez, embora possam agravá-la. Além disso, também está incorreto assumir que pessoas que gaguejam sejam mais propensas a serem nervosas, medrosas, ansiosas, tímidas ou com baixa auto-estima. Algumas pessoas com gaguez podem apresentar ansiedade, insegurança, timidez e/ou baixa auto-estima para falar, mas essas características tendem a ser consequências de vivências comunicativas frustrantes relacionadas à gaguez e não causas da gaguez.
 
5º Mito: A criança gagueja para chamar a atenção dos pais.

Realidade: A gaguez não é um comportamento voluntário. Portanto, a criança não gagueja porque quer ou para chamar a atenção dos pais.
 
 
 
6º Mito: A gaguez é contagiosa, principalmente na infância

Realidade: Ninguém pode pegar gaguez. Se assim fosse, todas as pessoas que convivessem com alguém que gagueja, gaguejariam também, mas isso realmente não acontece.
  Uma criança que nasça numa família de gagos poderá gaguejar pela herança genética, e não por aprendizagem. Isso significa que, mesmo se ela viesse a ser criada por uma família adotiva, ela apresentaria uma tendência para gaguejar.

 
 
 
Esperamos ter-vos ajudado  a desfazer estes mitos! :)
E lembrem-se: Não absorvam apenas a informação que vos é dada, interroguem-se, analisem e tirem as vossas próprias conclusões!  ;D


Sem comentários:

Enviar um comentário