Olá...
Agora falaremos sobre as causas da gaguez.
Até ao momento já foram feitos vários estudos sobre as causas da gaguez, mas ainda nenhum foi considerado a causa específica desta. Já se realizaram pesquisas na área da genética, da neurologia; da neuroquímica, psicologia e ao nível sócio-ambiental. Em seguida iremos descrever as causas associadas a cada uma destas áreas.
Fatores Genéticos: alguns estudos dizem que existe uma grande predisposição genética para o aparecimento de gaguez, sendo que 40 a 50% dos casos de gaguez têm na história familiar alguém com esta perturbação na fala, e familiares de 1º grau de pessoas gagas poderão desenvolver gaguez com um risco 3 vezes superior a qualquer outra pessoa. Há ainda referência a que os gémeos verdadeiros (monozigóticos) têm maior probabilidade de desenvolver gaguez em relação aos gémeos falsos (dizigóticos).
Fatores Neurológicos: As pessoas com gaguez apresentam o hemisfério direito com mais atividade no processamento da fala, enquanto que as pessoas fluentes apresentam o hemisfério esquerdo mais ativo. Segundo alguns estudos há ainda a possibilidade de haver um distúrbio temporal entre as áreas de preparação e execução da linguagem no hemisfério esquerdo dos “gagos”. “ Contudo, os estudos ao nível da neurologia ainda são diminutos e fornecem apenas hipóteses explicativas para a causa da gaguez”. (Gaiolas,M. 2010)
Fatores Neuroquímicos: Estudos revelam a possibilidade de haver excesso de neurotransmissores, do tipo dopamina (neurotransmissor dos núcleos base que exercem o controlo motor), no cérebro das pessoas que gaguejam.
Fatores psicológicos: A maioria dos investigadores não consideram estes fatores como causas da gaguez. Para eles a ansiedade e os distúrbios psicológicos são apenas consequências da gaguez. No entanto, “alguns investigadores defendem que a gaguez poderá ter uma base psicológica, instalando-se e tornando-se crónica através de um comportamento aprendido” (Gaiolas,M. 2010).
Fatores Sócio-ambientais: Também não são considerados uma causa da gaguez, mas sim um fator externo que influencia o agravamento da mesma.
Podemos assim, concluir que a gaguez não tem uma causa aparentemente específica, como já foi referido, sendo que a sua causa poderá estar na interligação de todos estes fatores, o que torna a gaguez uma patologia com diversas causas. A gaguez difere de pessoa para pessoa, o que dificulta o conhecimento de uma causa concreta.
Sem comentários:
Enviar um comentário